É necessário trocar apenas o vidro ou o display completo?

É necessário trocar apenas o vidro ou o display completo?

Se você já quebrou a tela do seu celular, com certeza essa é uma pergunta que você já se fez. Nesse texto iremos te explicar a diferença entre a troca de display e a troca do vidro, vamos lá?

Antes de mais nada, é importante saber a diferença e a função de cada um.

O display

Basicamente o display é o componente responsável por emitir imagem e responder aos toques, claro, existem várias tecnologias de display e uma das mais famosas é a LCD, que é uma tecnologia já um tanto ultrapassada em aparelhos celulares, hoje, a maioria das fabricantes fazem uso das tecnologias AMOLED, Super AMOLED, OLED e nos aparelhos top de linha da Apple temos a tecnologia XDR OLED. Não vamos entrar em detalhes sobre essas tecnologias, mas algumas das maiores vantagens das tecnologias mais atuais são: maior resistência a água, melhor aproveitamento energético (Gasta menos bateria), melhor qualidade de imagem.

O vidro

Se o display tem todas essas funções, o vidro tem uma das principais, que é proteger o display. O display é um componente sensível se comparado ao vidro do celular, então é necessário uma camada para protege-lo e é exatamente essa camada que vez ou outra acaba quebrando, mas cumpre com a sua função, deixando o display do celular intacto. O vidro dos aparelhos celulares são muito resistentes, e a cada ano os fabricantes investem em tecnologias, para torna-los mais resistentes e agradáveis ao toque.

Agora que você já sabe a diferença entre um e outro, saber qual trocar é fácil. Se o seu celular caiu e trincou, mas a emissão de imagem e a fluidez do touch seguem normais, será necessário apenas a troca do vidro, e se ele caiu e a emissão de imagem ou a fluidez do touch foi afetada, muito provavelmente será necessário efetuar a troca do display.